quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Queijo Serrano de Santa Catarina regulamenta a produção e a venda

Aprovada lei que regulamenta produção e venda do queijo serrano


Integrantes da Aproserra prestigiaram a sessão
FOTO: Solon Soares/Agência AL
Por unanimidade os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 316/2015, do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), que dispõe sobre a produção e a comercialização do queijo artesanal serrano em Santa Catarina. De acordo com o artigo 1º do referido projeto, será considerado serrano o queijo elaborado com leite cru, com coagulação induzida por coalhos industriais e produzido através de processos manuais na propriedade de origem do leite. “É um patrimônio histórico e cultural do Brasil, veio com imigrantes portugueses e era produzido com leite de cabra. Aqui aplicaram a mesma técnica, coalho, leite de vaca e sol, uma receita simples”, informou Gabriel, que defendeu a aprovação da matéria na sessão desta quarta-feira (3).
O deputado ressaltou que atualmente os produtores estão à margem da lei. “A fabricação não obedece a legislação sanitária, feita para as grandes agroindústrias. Hoje se o produtor é pego transportando cinco peças de queijo, a mercadoria é apreendida e incinerada”, explicou o representante de Lages.
Ismael dos Santos (PSD) parabenizou os produtores. “É uma demanda que agora vira realidade, contem sempre com esta Casa e boas vendas”, desejou Ismael. Dirceu Dresch (PT) enfatizou que o queijo serrano integra o patrimônio cultural da Serra. “Cada região tem seu produto diferenciado, a regulamentação do queijo serrano abre a possibilidade de renda”, garantiu Dresch.
“Não é apenas denominação de origem, mas valor agregado, é a região agregando uma importante marca ao queijo, isso vai fortalecer a imagem e a bandeira do turismo”, avaliou Altair Silva (PP). Ivan Naatz (PDT) previu aumento das vendas. “Teremos uma comercialização mais acentuada daquilo que se produz no campo”, afirmou.
Mauricio Eskudlark (PSD) elogiou a iniciativa. “O governo tem procurado levar indústrias, melhorar a qualidade de vida da região serrana, mas também tem de valorizar quem está lá”, observou Eskudlark. Milton Hobus (PSD) defendeu a agregação de valor. “Um belo exemplo, parabéns a vocês que estão se organizando.”
Natalino Lázare (PR) também comemorou a regulamentação da produção e venda do queijo serrano. “Me sinto um pouco lageano, estudei na Lomba Seca, no Colégio Diocesano, é uma excelente cidade”, revelou Lázare. O PL 316/2015 ainda será apreciado em segundo turno e, se for novamente aprovado, seguirá para sanção, veto ou silêncio do Chefe do Poder Executivo.

Fonte: Agência ALESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário