segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Serra do Salitre


Região Serra do Salitre





Serra do Salitre é único município da região produtora e fabrica queijos dos tipos tradicional, meia cura, imperial, temperado e curado. Anteriormente o município integrava a microrregião produtora do Alto Paranaíba, mas, devido à caracterização bastante diferenciada do queijos que produz, conquistou sua emancipação. O conjunto de fatores climáticos ( altitude, umidade do ar e temperatura), aliado às pastagens, trato do rebanho e genética, permitem o desenvolvimento de bactérias e processos enzimáticos que conferem sabor amanteigado e a alta qualidade do queijo da Serra do Salitre.

A região tem propriedades climáticas e de solo muito peculiares. Além da altitude mais elevada, o solo registra alta concentração de nitrato de potássio(salitre). Esse mineral tem matéria-prima para antiga fabricação local de pólvora.
O queijo de minas artesanal é o produto mais nobre produzido em Serra do Salitre. Sua história vive na memória de antigos moradores da região e sua importância é valorizada em cada família, que busca no passado a melhor maneira de fazer o queijo e oferece-lo com orgulho  aos consumidores.


Características:
Consistência: semidura, com tendência a macia, de natureza manteigosa.
Textura: compacta.
Formato: cilíndrico
Crosta: fina, resina amarela ( no tipo imperial), sem trincas
Cor: branca amarelada
Odor e sabor: ligeiramente ácidos,  não picante e agradáveis.
Peso: 1 a 1,2 kg, com 15 a 17 cm de diâmetro e altura de 4 a 6 cm.

até mais.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário