segunda-feira, 14 de março de 2016

Como afinar seu queijo em casa

Como afinar seu queijo em casa




1 – Escolha um queijo artesanal. Pode ser o Minas meia-cura ou o Minas fresco. O meia-cura é aquele amarelado.

2 – Coloque o queijo em um tuperware, deixando-o na parte mais baixa da geladeira. Se for usar o queijo fresco, que é mais delicado, precisa prensá-lo por algumas horas para tirar a maior parte do líquido, para que ele possa ser enformado. Pode-se aproveitar até para mudar a forma dele…

3 -  Verifique o estado do queijo pelo menos uma vez por dia, para controlar o desenvolvimento natural do mofo. Procure manter a vasilha sempre seca, enxugando-a com um pano limpo ou papel-toalha. Em cada verificação, vire o queijo;

4 – Observe o mofo que se forma na crosta: o ideal é que cubra toda a superfície do queijo com uma penugem branca ou cinza, levemente azulada. Se manchas pretas ou avermelhadas começarem a predominar, convém interromper a afinagem…e provar, aprovando ou não o resultado obtido

5 – O tempo de afinagem, em condições normais: dez dias a um mês para o queijo fresco, e dois a três meses para o meia-cura.

Em casa esse processo é no escuro, não sabemos qual o sabor e o perfume que o queijo terá, vai depender do manejo e do fungo/mofo que o atacará.


Até mais....




domingo, 13 de março de 2016

Novos queijos no Mercado

Novos queijos no Mercado



Chega ao mercado pela Allfood, ainda este ano os Fromager d’Affinois.

Fromager d' Affinois é semelhante ao Brie na produção, aparência e sabor. Ao contrário da produção Brie, no entanto, antes de queijo fazer leite de vaca passa por um processo chamado de ultrafiltração. Ultrafiltração remove a água do leite pasteurizado, concentrando todos os outros componentes. Um efeito deste processo é que ele permite a aceleração do processo de fabrico de queijo. Considerando que o Brie clássico leva oito semanas para fazer, Fromager d' Affinois pode ser feita em duas semanas. A ultrafiltração também resulta num leite que retém mais nutrientes e proteínas, e o queijo tem um teor de gordura relativamente elevada de 60 % .
Esse queijo estará disponível em seis versões.

Fromager d’Affinois Double Crème, um queijo cremoso de textura macia, que derrete na boca e libera um sabor fresco e delicado.

Fromager d'Affinois Campagnier, especialidade que possui uma casca colorida (cor de laranja) com urucum, planta indígena da América do Sul, utilizada pelos índios para pintar a pele de vermelho.

Fromager d’Affinois Florette, feito com leite de cabra, leve, macio e delicado, com sabor suave e doce e uma forma original que o diferencia dos demais queijos de cabra.

Fromager d’Affinois Truffes, que une a cremosidade ao mais nobre produto da região de Perigord, na França – a trufa!

o Fromager d’Affinois Poivre, a base de pimenta, e o Fromager d’Affinois Ail et Fines Herbes (com alho e ervas finas).



A Allfood anuncia também a chegada da manteiga Paysan Breton, com sal de Guérande – este, somente encontrado nos pântanos ao sul da Bretanha, considerado o mais puro que existe. Apreciado pelos amantes da gastronomia, ela possui sabor delicioso, incomparável e diferenciado. Esta manteiga recebeu em 2010 o prêmio Ouro no Concours Général Paris, e em 2013, o prêmio Prata. Pode ser consumida com pães, torradas e na composição de receitas.
Criada em 1969, a Paysan Breton é a principal marca da cooperativa Laïta, na região Bretanha, na França. Seus produtos são feitos com leite rigorosamente controlado, os animais têm sua alimentação equilibrada e as salas de ordenha são mantidas em rigorosas normas de higiene. A busca por qualidade é uma constante, bem como a segurança em todas as etapas da produção. Uma série de análises é realizada ao longo de todo o processo para impedir qualquer tipo de contaminação, mas ainda assim os produtos são sujeitos a testes, com um júri de especialistas e consumidores, para verificar e validar o grau de satisfação.

Para maiores informações:
Allfood
Rua Javari, 219 – Mooca – São Paulo, SP - Brasil
Cep. 03112-100
PABX: +55 11 2799-0422

Até mais.....


sábado, 12 de março de 2016

Mimolette ou Boule de Lille

Mimolette ou Boule de Lille




Mimolette é um tipo de queijo de leite de vaca  tradicionalmente produzido na região de Lille, no norte de França, também conhecido como Boule de Lille pelo seu formato.
Esse queijo de massa prensada, com casca natural, com maturação de três a 18 meses. As notas de avelã e o aroma frutado, que se desenvolve com o passar do tempo, lhe conferem um sabor suave.

Esse queijo chega ao mercado brasileiro pela Calimp Importadora
Para informações:
+55 (11) 4152-6161
 Email:calimp@calimp.com.br


Até mais......

sexta-feira, 11 de março de 2016

Castanho

Castanho
(Fazenda Santa Luzia – Itapetininga – SP)



Queijo produzido com leite cru integral selecionado do  rebanho de vacas Simental. 

Cura durante 2 anos em câmara de maturação com temperatura e umidade controladas. Tem cor castanha, massa dura e quebradiça com sabor pronunciado e picante, persistindo na boca por longo tempo.
Seu sabor lembra avelã e castanhas, que o batizaram. É um queijo duro e seu melhor uso é ralado como um parmesão.


Apresentação:
Em peças de 3 a 5 kg, ou fracionado embalados em papel.


Contato:
contato@fazendasantaluzia.com.br
TELEFONE
(15) 3273-1565


Até mais....

quinta-feira, 10 de março de 2016

Chevrotin

Chevrotin
(Serra  das Antas - Bueno Brandão - MG)



Na cidade de Bueno Brandão – MG, vem esse queijo de origem francesa, Chevrotin é um queijo de leite de cabra, massa não cozida prensada e maturado por no mínimo 45 dias em câmara fria a 12°C.
Durante a maturação os queijos são virados e lavados frequentemente para garantir a formação de uma fina casca sem mofos. Durante este período os fermentos cuidarão do amaciamento da massa.
Seu formato é cilíndrico achatado, medindo 25 cm de diâmetro e +/- 10 cm de altura com peso aproximado de 4,5 kg.

Vendido embalado a vácuo em peças inteiras ou fracionado, a massa tem cor branca/palha opaca de consistência firme e quando pressionada sede à pressão.

O sabor é delicado, mineral e levemente ácido. Com o envelhecimento o sabor caprino se intensifica e a massa normalmente fica mais macia.

Informações: www.serradasantas.com.br

Até mais.....


quarta-feira, 9 de março de 2016

Queijo Flor de Mandacaru

Queijo Flor de Mandacaru



Produzido por Vitória Barros, na Serra das Russas na cidade de Pombos - PE, que é conhecida como Terra do Abacaxi, vem esse queijo de inspiração francesa que nos remete ao camembert, é elaborado com leite de vaca Pasteurizado.

Queijo de massa cremosa e intensa, casca com mofo branco e aveludada, sabor suave e com maturação de 30 dias.

Apresentação: Embalagens de 250 g
Armazenamento
Deve ser conservado a 10°C. Validade: 60 dias. 


Até mais.....

terça-feira, 8 de março de 2016

Queijo Pioneiro

Queijo Pioneiro
(Fazenda Sana Luzia – Piratininga – SP)




Queijo feito com leite cru selecionado, o Pioneiro é o retrato do terroir da Fazenda Santa Luzia, revelando o sabor e aroma típicos da pastagens do local e do leite do rebanho Simental. Tem sabor pronunciado, intenso e apresenta olhaduras. Leva este nome por ser o primeiro queijo da propriedade com receita 100% original.

Apresentação: forma redonda de aproximadamente 12 quilos ou em pedaços.
Para maiores informações:  (15) 3273-1565 - contato@fazendasantaluzia.com.br

Até mais,,,,,

segunda-feira, 7 de março de 2016

Queijo Minas Meia Cura - Serra do Salitre

Queijo Minas Meia Cura Tradicional
Serra do Salitre






Queijo produzido na Fazenda Pavão do João José de Melo, na Serra do Salitre , Alto do Paranaíba esse queijo suave e de textura cremosa com 15 dias de cura, sabor marcante e levemente picante e acidez perceptível.

Queijo produzido com leite-cru e a adição de pingo, um fermento láctico natural recolhido a partir do soro que drena do próprio queijo. Esse ingrediente transfere para o queijo as características do solo, clima e vegetação da região.
Para maiores informações: (34) 99612284 ou (34) 91945470. O email é cooalpa@gmail.com.


Até mais.....

domingo, 6 de março de 2016

E no final o queijo encontra o vinho...

Encontro de Vinhos com muito Queijo










Esse ano na edição do Rio de Janeiro do Encontro de Vinhos, feira organizada há seis anos por Daniel Perches e Beto Duarte, a única feira itinerante do Brasil teve a participação dos produtores de queijos Osvaldo (queijo D’alagoa), João José Melo (Serra do Salitre) e Tulio Madureira (Queijo do Serro) e ainda representantes da Canastra e da Serra das Antas, e nesta oportunidade puderam comprovar o sucesso do casamento queijo e vinhos, aos visitantes foi dada a oportunidade de degustar, conhecer a região e todas as suas características, as vendas foram um sucesso, como possibilidade de negócios que uma feira oferece. Foi um grande passo na divulgação do queijo artesanal brasileiro, que esta saindo de sua região e conseguindo mais adeptos para sua luta por uma legislação que proporcione uma possibilidade de  distribuição mais abrangente, onde o produtor artesanal possa mostra a sua cara e confirmar para quem ainda tem preconceito, que temos muita qualidade em nossa produção artesanal de queijos, infelizmente nesta edição só tivemos a presença dos mineiros, que são pioneiros e desbravadores.
Quem sabe nas próximas edições poderemos ter a presenças das outras regiões e ai fazer um encontro ainda mais bonito entre o queijo e o vinho.


Até mais......




sábado, 5 de março de 2016

Queijo do Coronel

Queijo do Coronel



Fabricado pelo Osvaldo do queijo d’Alagoa (a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, no Sul de Minas), com leite-cru, esse queijo é maturado por no mínimo 150 dias, sua produção é limitada, vem embalado em uma caixa de madeira, forrada com palha e seu peso varia de 4,5 kg a 6,0 kg, só atende pedidos por encomenda através do e-mail queijodalagoamg@gmail.com, esse queijo da linha Premium é mais um fantástico produto produzido em Minas Gerais, parabéns Osvaldo.



Até mais.....

quinta-feira, 3 de março de 2016

Queijo Serrano

Queijo Serrano



Em uma região a 1000 metros de altitude acima do nível do mar, conhecida como Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, com invernos rigorosos essa região de pecuária no sistema de campo nativo.
Esse queijo é produzido a mais de duzentos anos, a receita tradicional foi passada de geração por geração e é a principal fonte de renda de pequenos pecuaristas.
Considerado o queijo artesanal mais antigo do Brasil , foi introduzido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, por imigrantes portugueses vindos da Ilha dos Açores.

Produção:

O queijo Serrano é um queijo produzido com leite cru logo após a ordenha. Tem massa semidura, baixa umidade, sabor e aroma acentuados e textura levemente amanteigada. São encontrados em forma retangular ou redonda, entre 1 e 2,5 kg e curados por 10 a 30 dias. Não se utilizam fermentos lácteos.
A sua área de produção se estende de forma contínua entre os dois estados produtores, ao longo da fronteira. Os municípios do estado do Rio Grande do Sul mapeados pela Emater-RS como produtores de queijo Serrano são: Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Vacaria, Ipê, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Já em Santa Catarina 18 municípios foram mapeados pela Epagri, coincidindo com a divisão da Serra Catarinense, são eles: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, São José do Cerrito, Ponte Alta do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira. Bocaina do Sul, Painel, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, Rio Rufino e Bom Retiro.


Até mais......

quarta-feira, 2 de março de 2016

Fazenda Santa Luzia

Fazenda Santa Luzia



A 172 km de São Paulo, mais precisamente na cidade de Itapetininga, fica a fazenda Santa Luzia. A fazenda existe desde 1976 a queijaria é um pouco mais nova, com aproximadamente 20 anos essa queijaria comandada por Maristela Nicolellis e seu marido Martin Breuer, que com paixão e muito conhecimento fazem excelentes queijos artesanais.Hoje vou falar um pouco do queijo que me levou até lá.

Queijo Dionísio





Produzido com leite de vaca da raça Simental, de origem Suíça, importada pela fazenda nos anos 80, essa raça tem como característica das fêmeas serem grandes produtoras de leite.
Esse queijo branco, com casca craquelada de mofo branco, em sua produção é lavado regularmente com vinho branco da Serra Gaúcha, afinado em câmara com umidade e temperatura controlada.
O seu interior é muito cremoso, fresco e de casca crocante, com sabores e aromas persistentes.
Com seu envelhecimento, sua massa se torna  mais cremosa e começa  a escorrer.
O nome é uma homenagem a Dionísio o deus grego do vinho.

Caracteristicas:
Casca: Craquelada com mofo branco
Massa: Macia, ácida e cremosa
Leite: Pasteurizado de leite de vaca
Maturação: 21 dias




A fazenda possui uma loja com os produtos e um espaço para degustação e eventos esta sendo construído, vale muito uma visita.

Maiores informações e agendamento:
Fone: 15 3273-1565
ENDEREÇO
Av. Comendador Serafino Fileppo, s/n
Chapada Grande, Itapetininga, SP


Até mais.....

terça-feira, 1 de março de 2016

Documentário “O Mineiro e o Queijo”

Documentário “O Mineiro e o Queijo”
De Helvécio Ratton





Documentário político e poético, O MINEIRO E O QUEIJO conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado.
O MINEIRO E O QUEIJO foi filmado nas belas paisagens do Serro, da serra da Canastra e do Alto Paranaíba, onde o queijo minas continua sendo produzido como há séculos atrás. Feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa, o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. O MINEIRO E O QUEIJO coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.
Duração: 72 min
Formato: HD
Ano de produção: 2011

Diretor:

“O queijo minas sempre esteve presente em minha mesa e, quando foi considerado patrimônio, tive a ideia de fazer o filme, que em princípio teria uma abordagem cultural, com foco na história e tradição da arte do queijo em Minas. Na pré-produção do filme, descobrimos as restrições ao queijo minas pelo fato de ser produzido com leite cru e a proibição de ser comercializado fora de Minas Gerais, o que quase ninguém sabe. Isso acabou dando ao filme um tom político e polêmico, além da abordagem cultural. Espero que O MINEIRO E O QUEIJO possa informar e estimular o debate na sociedade sobre o que acontece hoje com o queijo minas, nosso patrimônio proibido e ameaçado.”
Helvécio Ratton

O documentário foi lançado em DVD e esta disponível na Livraria Cultura

http://www.livrariacultura.com.br/p/o-mineiro-e-o-queijo-30558432

Trailer

https://youtu.be/Ho1sWpZxI5w


Até mais...