sábado, 16 de setembro de 2017

Azeitonas Picual

Picual






Picual é a oliveira mais produzida nas regiões de Jaén, Córdoba e Granada, com uma produção de aproximadamente 700 mil hectares, é responsável pelo azeite mais conhecido da Espanha.




Nome científico: Olea europaea 'Picual'
Classificação: Cultivar

Características do azeite picual
As características mais características do azeite picual em comparação com outras variedades é a sua amargura , e se o azeite é jovem, também é comichão . Também é característico nele, nos casos em que o azeite provém de colheita precoce, é a sua variedade de aromas herbáceos , como a folha de oliveira, grama, figo e tomate.
É um azeite com corpo poderoso, que com uma pequena quantidade em um prato, nota sua presença.
Outra característica importante do azeite picual é o alto teor de ácido oleico (monoinsaturado), que pode exceder 80% de todo o seu perfil lipídico. Isto, juntamente com o seu baixo teor de ácidos poliinsaturados, faz do azeite de oliva picual um dos azeites mais estáveis para oxidação e assar.
Muito utilizado para blends com outras variedades que oxidam com mais facilidade,  que a picual é uma variedade muito longeva, seu sabor é amado pelos espanhóis mas encontra forte resistência dos italianos que o chamam de "pipí di gatto" (urina de gato). 
É por isso que o azeite picual é o mais adequado para uso na cozinha a alta temperatura , pois mantém suas propriedades em vários ciclos de fritura.
Propriedades do azeite picual
Uma das principais características do azeite picual é a sua estabilidade à oxidação, à torrefacção e aos ciclos de temperatura na fritura.
Uma vez que tem um alto teor de ácido oleico, e este é um dos responsáveis ​​pela redução do colesterol ruim(LDL) e aumento do colesterol (HDL), o azeite picual é muito aconselhável para pessoas com colesterol alto.
Por outro lado, o azeite picual, com seus altos níveis de polifenóis , ajuda a reduzir a oxidação das gorduras na corrente sanguínea e, portanto, começam a obstruir.
Em conclusão, o azeite picual é uma das variedades mais saudáveis ​​de azeite.

Até mais.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário