segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Na outra margem do rio

Parmigiano-Reggiano 






Este queijo faz parte da história geológica, cultural e da culinária italiana. Muito influenciado por fatores como solo, pastagens e as vacas, sua receita teve pouca mudança desde o século XII.
Tornou-se PDO em 1955 e desde então o Consórcio Del Formaggio Parmigiano-Reggiano protegeu o nome “Parmigiano-Reggiano e Parmesan”, e especificou que ele só poderia ser  produzido nas regiões de Módena, Parma, Bolonha, Reggio Emilia e na região de Emilia-Romangna e Mântua na Lombardia. Determinou também que o leite utilizado para a produção, devia ser de vacas alimentadas apenas com pasto fresco, feno ou alfafa e não com silagem.  Por isso os queijos mudam conforme a estação.
O queijo deve ser feito com leite desnatado, o que reduz seu teor de gordura.

Região: Emilia-Romagna e Lombardia
Maturação: 18/36 meses
Formato/Peso: Tambor/38 Kg
Leite: Vaca
Classificação: Duro


Em novembro em Londres, o Parmigiano recebeu 38 medalhas, sendo 3 super gold e 11 em ouro,  no World Cheese Awards, considerado o Oscar do queijo.
O Parmigiano-Reggiano com 36 meses de maturação, pode conter cristais de Tirosina ( cristal de proteína que traz a sensação de felicidade) do tamanho de um grão de arroz, vamos ser feliz e comer queijo.

Até mais.....




Nenhum comentário:

Postar um comentário