sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O azeite de oliva e a pressão arterial

Azeite e a pressão arterial




Diversos estudos de pesquisa relataram uma estreita relação entre dieta e pressão arterial. Certos alimentos podem aumentar a pressão arterial além de ter um efeito sobre o peso corporal.

QUAL É A PRESSÃO SANGUÍNEA ALTA?

A pressão arterial elevada é conhecida como hipertensão arterial e é considerada como ocorrendo quando as leituras da pressão arterial são constantemente superiores a 140/90 mmHg.
A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco coronariano no desenvolvimento da arteriosclerose. Junto com colesterol alto no sangue, tabagismo, obesidade e diabetes, é um dos principais problemas de saúde do mundo desenvolvido.
Como outros fatores de risco, o estilo de vida pode contribuir para a pressão arterial elevada.
Um em cada quatro adultos é hipertenso. Isso aumenta o risco de morte precoce devido ao dano nas artérias do corpo, especialmente as artérias que fornecem sangue ao coração, rins, cérebro e olhos.

ÓLEO DE AZEITE E PRESSÃO SANGUÍNEA

Ainda não foi estabelecido claramente quais elementos da dieta mediterrânea são responsáveis ​​por seus efeitos na redução da pressão arterial. Contudo, demonstrou-se que a adição de azeite a uma dieta que não é alterada de qualquer outra forma tem um efeito de redução na pressão sanguínea, que parece ser específico para este óleo. O consumo regular de azeite diminui a pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima).
Há evidências recentes de que, quando o óleo de oliva é consumido, a dose diária de medicamentos necessários para controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos pode diminuir, possivelmente devido a uma redução no ácido nítrico causada por polifenóis.

Fonte: COI ( Conselho Oleica Internacional)

Mas devemos ficar muito atento com as ultimas noticias de apreensão de azeites no Brasil, e lembrar que para que tenhamos os benefícios do azeite em nosso organismo, ele deve ser de qualidade, por isso fuja dos preços baixo.

Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário